Como surgiu o Outsourcing de Impressão?

Como surgiu o outsourcing de impressão? Entenda neste blog post a origem dessa modalidade de serviço no Brasil e no mundo

 

Antes de falar sobre como surgiu o Outsourcing de Impressão, vamos dar um passo atrás e entender como surgiu a prática do outsourcing em si.

O que significa outsourcing

A palavra outsourcing vem do inglês e quando desmembrada temos 2 termos:

  1. “OUT”, que significa “fora” ou “de fora”; (h3)
  2. “SOURCE”, que significa “origem” ou “fonte”. (h3)

Portanto, traduzindo ao pé da letra, outsourcing é uma “fonte de fora”, ou seja, uma oportunidade de utilizar uma mão de obra externa como estratégia comercial e de negócios.

O outsourcing também pode ser explicado como uma parceria estratégica na qual uma área ou algum serviço da organização passa a ser realizado por uma organização externa.

Como surgiu o conceito de outsourcing

Durante a 2ª Guerra Mundial, a indústria dos EUA estava completamente focada na produção de armamentos em massa e viu a necessidade de que cada empresa se concentrasse na sua atividade-fim para acabar a guerra com êxito para o país norte americano.

Foi aí que nasceu o conceito de outsourcing: empresas que precisavam contratar outras (especialistas) para exercer atividades que não estavam alinhadas diretamente com seus objetivos.

Na década de 1980, com o início do processo de internacionalização das empresas, a prática de outsourcing passou a ser ainda mais relevante, uma vez que o foco do negócio passou a ser o cliente. Isso porque uma de suas vantagens, é que ao contratar um fornecedor, a empresa contratante passa a concentrar os esforços no que mais importa para seu negócio: o cliente.

Outro ponto relevante do outsourcing é a defesa de que a empresa precisa focar no que ela faz de melhor e o restante deveria ser sublocado. Essa ideia ganhou a adesão de grandes corporações que enxergaram no outsourcing um modo de melhorar a competitividade do negócio. Com o passar dos anos, a prática difundiu-se também para as médias e pequenas empresas.

Hoje vemos um número maior de empresas praticando esse modelo de negócio em diversos segmentos de mercado, como por exemplo o de cópias e impressões.

Como surgiu o Outsourcing de Impressão no Brasil

No Brasil, não podemos responder com precisão à pergunta “como surgiu o Outsourcing de Impressão”. Em meados dos anos 2000, com o aumento da complexidade das novas tecnologias e a necessidade de otimizar processos e reduzir custos, muitas empresas constataram que não valia mais a pena manter uma equipe de técnicos especializados em impressoras e/ou comprar e manter os equipamentos de impressão.

A opção que encontraram foi alugar os equipamentos e o serviço técnico para esse tipo de processo e, com o tempo, esta ação de locação de impressoras ficou conhecida como outsourcing de impressão.

Diferença entre outsourcing e terceirização

É muito comum dizerem que outsourcing significa a mesma coisa que terceirização, mas existem algumas diferenças significativas entre os dois modelos de negócio:

Terceirização

Prática mais antiga e tradicional no mundo dos negócios, na qual a empresa contratante utiliza serviços de um fornecedor externo relacionados às partes básicas da empresa, como limpeza, alimentação ou áreas afins.

Outsourcing

Modelo de negócio relativamente recente, no qual a empresa contratante utiliza serviços externos relacionados a partes estratégicas do negócio.

Agora que você já sabe como surgiu o Outsourcing de Impressão, que tal entender este processo pode ser um caminho para a transformação digital do seu negócio? Baixe nosso e-book e descubra!

Não perca nossas novidades! Assine nossa newsletter!

Comentários

Não perca nossas novidades!